LDGH-Translational Genomics
Genômica Humana e Biologia Computacional para a Medicina de Precisão nas Américas
Responsável cientifico: Prof. Eduardo Tarazona-Santos, PhD.
Responsável administrativa: Blga. Camila Zolini (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)
Equipe científica:
Fernanda Rodrigues Soares, PhD, Especialista em Farmacologia e Ensaios Clínicos, CV
Fernanda SG Kehdy, PhD, CV, Geneticista e tecnologista em Saúde Pública, CV
Maíra Ribeiro Rodrigues, PhD, Cientista da Computação, CV
Wagner CS Magalhães, PhD em Bioinformática, CV
Contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., Telefone: 55-31-34092572
Diferencial
O Laboratório de Diversidade Genética Humana (LDGH), liderado pelo geneticista Eduardo Tarazona Santos, é um grupo de pesquisa de excelência internacional em genética humana e biologia computacional. Com mais de uma década de experiência, o LDGH acumulou um background de conhecimentos e computacional que garante a prestação de serviços diferenciados inspirados no conceito de qualidade total, isto é, a combinação do máximo rigor científico com a aplicação crítica dos conceitos e ferramentas mais atuais da genômica e da biologia computacional aplicadas à saúde humana.
Desenhamos e implementamos soluções e oferecemos consultoria em genômica humana, farmacogenômica e biologia computacional para stakeholders do ecossistema de inovação e saúde (pesquisadores, prestadores de serviços de saúde, laboratórios clínicos e farmacêuticos, hospitais, investidores).
Soluções de ponta em Medicina de Precisão e Medicina Baseada em Evidencia exigem incorporar o conhecimento mais atual sobre a diversidade genômica humana, em particular no continente Americano, com sua diversidade de origens e sua história de miscigenação. Estamos entre os mais respeitados especialistas mundiais em incorporar nas nossas soluções a complexidade das diferentes ancestralidades das populações Americanas, atuando em pesquisa básica e translacional, e nas dimensões clínicas e epidemiológicas.
Estamos no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, um dos maiores e mais produtivos centros de pesquisa biomédica do hemisfério Sul. Somos um hub de uma rede interdisciplinar de grupos de pesquisa e outros componentes do ecossistema de inovação e saúde brasileiros, latino-americanos e internacionais.
Nossos serviços
1. Desenho e execução de experimentos, análises de resultados de Next Generation Sequencing, genotipagem de SNPs e de variações estruturais (CNVs) focados em genes e vias de interesse clínico.
2. Planejamento e desenho de programas de farmacogenética preventiva.
3. Análises de genomas, exomas e transcriptomas humanos.
4. Desenho e implementação de estudos de associação para descoberta e validação de biomarcadores genéticos germinativos ou somáticos (câncer) em populações miscigenadas, com variantes comuns ou raras.
5. Revisões sistemáticas e meta-análises envolvendo informações genéticas e farmacogenéticas para decisões clínicas ou de saúde pública, no contexto da Medicina Baseada em Evidências e da Medicina de Precisão.
6. Desenvolvimento e implementação de soluções computacionais em genômica humana.
7. Desenho e implementação de ferramentas informáticas de knowledge management para genômica e biologia computacional, focadas em controle de qualidade e reprodutibilidade dos resultados.
8. Training packages em genômica humana e biologia computacional aplicadas à Medicina de Precisão (cursos e organização de workshops hands-on).
Alguns dos nossos projetos de pesquisa
1. Projeto EPIGEN-Brasil: uma iniciativa estratégica e multicêntrica financiada pelo Ministério de Saúde para determinar a interação entre a arquitetura genética de doenças complexas e miscigenação (obesidade, hipertensão, Chagas, asma, doenças cardiovasculares, envelhecimento) no Brasil.
Colaboradores: Instituto do Coração (Universidade de São Paulo), Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal da Bahia. Financiador: Ministério de Saúde/FINEP.
2. Biomarcadores farmacogenéticos em América Latina.
Colaboradores: Rede Iberoamericana de Farmacogenética e Universidad de Extremadura.
3. Genética do câncer gástrico em América Latina.
Colaboradores: Johns Hopkins University, Universidad Peruana Cayetano Herédia. Financiadores: US-National Institutes of Health (National Cancer Institute e Fogarty International Center).
4. Medicina Evolutiva e ancestralidade indígena em América Latina.
Colaboradores: Johns Hopkins University, Universidad Peruana Cayetano Herédia, Instituto Nacional de Salud (Peru).
Nossos softwares e soluções computacionais
1. The EPIGEN-Brazil Scientific Workflow: Uma ferramenta de knowledge management bioinformático.
2. CNVice: Inbreeding Coefficients Estimation for CNV data estima frequências alélicas e coeficientes de inbreeding para Copy Number Variation, utilizando um enfoque de máxima verossimilhança e um algoritmo de EM.
3. DANCE: Disease Ancestry Network webtool usa a teoria de redes complexas para integrar e visualizar informação sobre doenças complexas, seus hits de GWAS, e informação sobre frequências alélicas em diferentes populações: http://ldgh.com.br/DANCE
4. MASSA (Multi-agent System for SNPs-annotation)
5. NATORA (Network Algorithm for Relatedness Analysis)
6. DIVERGENOME: um banco de dados e um pipeline flexível para estudos de genética de populações e epidemiologia genética.